Autor: Carlos Santiago
Gabriela Sou da Paz
Diga não à impunidade
Blog Blog   |   Fale Conosco Fale Conosco   |   Cadastro Cadastro   |   Depoimento Depoimento
 
 
 
Você está em: Inicial > memorial > perfil.php

Arcanjo Antonino Lopes do Nascimento (Assassinato)



 


Participe Participe cadastrando seu caso de impunidade.

Aviso O Movimento Gabriela Sou da Paz não se responsabiliza pela exatidão e veracidade das informações contribuidas voluntariamente abaixo.


Data do Ocorrido: 02/06/2002

Localização: Rio de Janeiro (RJ)

Data de Nascimento: 18/11/1950 (51 anos)

Data de Falecimento: 02/06/2002

Sexo: Masculino Masculino
 

Arcanjo Antonino Lopes do Nascimento, conhecido como Tim Lopes desapareceu em 2 de junho de 2002. Depoimentos de traficantes presos indicam que foi morto entre às 22h e 24h desse dia.

Em 02/06/2002, domingo, Tim Lopes foi até a favela Vila Cruzeiro, no bairro Penha, subúrbio do Rio de Janeiro, com uma microcâmera escondida numa pochete que levava na cintura, para gravar imagens de um baile funk promovido por traficantes de drogas. Ele havia recebido uma denúncia dos moradores da favela de que no baile a/contecia a exploração sexual de adolescentes e a venda de drogas. Ia checar também a informação de que os traficantes construíram um parque infantil num acesso da comunidade, para dificultar a ação da polícia, e que desfilavam armados de fuzis.

Os traficantes estranharam a presença de Tim Lopes no local. Há suspeita de que, uma vez descoberto, sua morte tenha sido decidida como vingança pela reportagem feita anteriormente, sobre a venda de drogas no morro, veiculada em agosto de 2001 pela TV Globo. Depois desta reportagem, vários traficantes foram presos e o tráfico da região teve um prejuízo econômico durante um bom tempo. Outras hipóteses são de que Tim Lopes tenha sido confundido com um policial ou um informante da polícia.

Segundo testemunhas, a morte de Tim Lopes foi definida pelo traficante Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, um dos líderes do grupo criminoso Comando Vermelho, que domina o complexo do Morro do Alemão, formado por 12 favelas. As investigações indicam que participaram outros oito traficantes de sua quadrilha. Entre eles, André da Cruz Barbosa, o André Capeta, Ângelo Ferreira da Silva e Elizeu Felício de Souza, o Zeu. Antes da execução, os traficantes fizeram uma espécie de julgamento para decidir sobre a morte do jornalista. Ele foi torturado antes de morrer.

Por Sandra Domingues, com informações do site Oficial

Arcanjo Antonino Lopes do Nascimento, conhecido como Tim Lopes desapareceu em 2 de junho de 2002. Depoimentos de traficantes presos indicam que foi morto entre às 22h e 24h desse dia.

Há suspeita de que sua morte tenha sido decidida como vingança pela reportagem feita anteriormente, sobre a venda de drogas no morro, veiculada em agosto de 2001 pela TV Globo. Depois desta reportagem, vários traficantes foram presos e o tráfico da região teve um prejuízo econômico durante um bom tempo. Outras hipóteses são de que Tim Lopes tenha sido confundido com um policial ou um informante da polícia.

Segundo testemunhas, a morte de Tim Lopes foi definida pelo traficante Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, um dos líderes do grupo criminoso Comando Vermelho, que domina o complexo do Morro do Alemão, formado por 12 favelas. As investigações indicam que participaram outros oito traficantes de sua quadrilha. Entre eles, André da Cruz Barbosa, o André Capeta, Ângelo Ferreira da Silva e Elizeu Felício de Souza, o Zeu. Antes da execução, os traficantes fizeram uma espécie de julgamento para decidir sobre a morte do jornalista. Ele foi torturado antes de morrer.

Por Sandra Domingues, com informações do site Oficial



Não será publicado.




Desejo Receber Informativos (não enviamos SPAM)





João Victor Urbinati Marino Hector Manoel Soares Villanueva Veronica Ferreirra Gutoski Bruno Fonseca de Almeida Bruna Marques Melo Daniela Cristina Costa Nery Lídia de Almeida de Menezes Irlane dos Santos Leidison Reis dos Santos Grace Kelly da Silva Juliene Gonçalves Anunciação Geovanna Pereira de Almeida Ana Karina Matos Guimarães Elaine Gabriel Duarte de Lima Michellyne Rocha Araújo Décio Sá Abdias Felício de Souza Rafael Fernandes de Oliveira Francisco Ferreira Oliveira Neto Thamires Gomes Leão Machado Gustavo Rafael Rodrigues Paulino Ferreira
 
Blogger   Youtube   Facebook   Twitter   RSS