Autor: Carlos Santiago
Gabriela Sou da Paz
Diga não à impunidade
Blog Blog   |   Fale Conosco Fale Conosco   |   Cadastro Cadastro   |   Depoimento Depoimento
 
 
 
Você está em: Inicial > memorial > perfil.php

Marcelo Castelo Branco Iudice (Latrocínio)



 


Participe Participe cadastrando seu caso de impunidade.

Aviso O Movimento Gabriela Sou da Paz não se responsabiliza pela exatidão e veracidade das informações contribuidas voluntariamente abaixo.


Data do Ocorrido: 07/01/2009

Localização: Belém (PA)

Data de Falecimento: 07/01/2009

Sexo: Feminino Feminino
 

Por Angélica Elmescany

No dia 07 de janeiro de 2009, por volta de 19:30, uma farmácia no bairro do Umarizal foi assaltada pelos acusados Mauricio Silva Barbosa e Anderson Barroso Ferreira. Eles renderam os clientes, levando dinheiro e objetos de valor das vítimas e parte da renda do estabelecimento. Os acusados Maurício e Anderson fugiram em bicicletas mas foram alcançados por homens da Rotam a poucos metros do local do roubo. Houve troca de tiros.
 
A vítima Marcelo Castelo Branco Iudice estava com seu carro parado em um sinal as proximidades do assalto, quando foi abordado pelos acusados Maurício e Anderson que queriam o veículo para empreender em fuga. Na confusão a vítima Marcelo Iudice foi baleada por um dos acusados na cabeça, e teve morte instantânea.
 
Os acusados Maurício e Anderson foram baleados pela Polícia na troca de tiros, sendo socorridos e encaminhados para o Pronto Socorro Municipal. O acusado Anderson não resistiu e faleceu na mesma noite e o acusado Maurício está preso.
 
O sepultamento, foi marcado pelo forte calor e um clima indisfarçável de tristeza e revolta. Parentes e amigos do advogado pareciam ainda não acreditar na tragédia. A Prefeitura de Belém decretou luto oficial de um dia pela morte de Marcelo Iudice, que era servidor da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos (Semaj) desde 2006.
 
O procurador Leonardo Maroja, amigo pessoal de Marcelo Iudice, lembrou os casos em que o advogado teve atuação contundente. Segundo Maroja, Iudice acompanhou de perto, por exemplo, o problema da falta de leite para crianças com alergia alimentar, por falta de estoque do alimento no mercado. Ele também esteve envolvido na investigação da morte dos bebês da Santa Casa. 'Qualquer homenagem para Marcelo seria pequena. O que de fato vou guardar dele são as lembranças do nosso contato diário e dos trabalhos que realizamos juntos', disse, emocionado.
 
A competência do procurador também foi reconhecida até por quem não trabalhou diretamente com ele. É este o caso do jurista Ophir Cavalcante Júnior, que conheceu Marcelo Iudice à época em que era presidente da OAB-PA. 'Marcelo teve uma bela trajetória como advogado, apesar de ser jovem. Não é à toa que passou em um concurso difícil, como é o de procurador do município. Um profissional militante, que sempre atuou em defesa das pessoas. Acabou se tornando, infelizmente, mais uma vítima da violência que assola a nossa cidade. Já está na hora de darmos um basta nisso. O poder público precisa nos apresentar alguma solução ou política que nos faça voltar a ter credibilidade na segurança. Não podemos mais ficar reféns de bandidos, dentro das nossas próprias casas, na cidade que nós escolhemos para morar. Precisamos de um plano de ação que dê conta de pelo menos minimizar o caos'.
 
O julgamento ocorreu no dia 22/04/2009, sendo presidido pelo Dr. Jorge Luis Lisboa Sanches, Juiz de Direito da 8ª Vara Criminal da Capital. O réu Mauricio Silva Barbosa foi condenado a 22 anos de reclusão.

Eu sou MOVIDA pela justiça

O julgamento pelo assassinato de Marcelo Iudice ocorreu no dia 22/04/2009, sendo presidido pelo Dr. Jorge Luis Lisboa Sanches, Juiz de Direito da 8ª Vara Criminal da Capital. O réu Mauricio Silva Barbosa foi condenado a 22 anos de reclusão



Não será publicado.




Desejo Receber Informativos (não enviamos SPAM)






Monica Santos em 22/09/2012 15:49
Ele faz mui falta.

Joseane Pereira Moraes Luana Pepe Gabriela Prado Maia Ribeiro Luiz Fernando Silva Santos Míriam Oppenheimer Leão Brandão Estefani Vitoria Rochinski Rodrigo Yamawaki Aguilar Roig Maristela Ferreira Just Jhony Azeredo da Silva Coutinho Kauê Abreu dos Santos Pérola Bichara Benjamin Rodrigo Maia Casemiro Cesar de Almeida Franco Cauã Figueiredo de Mendonça Souza Araceli Cabrera Crespo Marcelo Fontes do Nascimento Viana de Santa Ana Cauane Borges da Silva Pablo Gomes Matielli Jorge Luís Lourenço Thiago De Osti Cardoso Lopes Roberto Pires de Jesus
 
Blogger   Youtube   Facebook   Twitter   RSS